A coleção de contos de Andrzej Stasiuk ligados sob título de Dukla (que em polonês significa um poço de mina exploratório) são, em essência, mas impressões líricas rarefeito que
concentram o mundano e evocam a vida e que vivem em seu momento rastreamento do crepúsculo, embalando vigília vidas até o sossego da tarde sou horas.
Em vários pontos a assombração Dukla, Andrzej Stasiuk afirma que o que ele está tentando fazer é "escrever um livro sobre a luz."
O resultado é uma bela série, lírica de evocações de uma localidade muito específico em diferentes épocas do ano, em diferentes tipos de clima, e com diferentes paisagens humanas.
Dukla, de fato, é um lugar real: uma pequena cidade resort não muito longe de onde Stasiuk vive agora.
Tomando um formulário de um breve ensaio de costume, uma novela, e, em seguida, uma série de breves retratos de pessoas locais ou eventos deste livro, embora na
fronteira com a metafísica, a mística, mesmo que a visão sobrenatural, nunca perde parte do tempo particular, e acima de tudo, lugar, em que está enraizado.
Andrzej Stasiuk é um dos principais escritores da geração mais jovem da Polônia, e é atualmente um dos romancistas mais populares poloneses em tradução Inglês.
O mundo atrás de Dukla (1997) foi publicado em 2003
foto Piotr Trybalski/Visavis.
Andrzej Stasiuk nasceu em Varsóvia em 1960. Ele é um poeta, ensaísta, crítico literário, ativista da paz e viajante. Vivendo há alguns anos nas montanhas no sul da Polônia (Dukla próximo?), Onde ele cria ovelhas e lhamas.
Imagens google