O extraordinário na obra de Haruki Murakami via Regiane Ishii

“Se algo realmente aconteceu – se o mundo em que estou agora de fato substituiu o antigo – então quando, onde e como a troca de faixas se deu, de modo concreto?”, pergunta Aomame, personagem de 

1Q84
Dividido em três volumes, somando mais de mil páginas, o novo romance do escritor japonês potencializa a experiência de seus personagens anteriores: o descompasso com o mundo ao redor.
Em seus romances, contos e até em sua produção de não ficção, Murakami conta histórias que mostram rotinas abaladas por estranhos acontecimentos.

 O dia a dia de seus personagens é desestabilizado por passagens que incluem uma paixão avassaladora, um elefante que desaparece ou, como em seu livro de entrevistas, um ataque terrorista. Após tais experiências, seus protagonistas são obrigados a conviver com duas realidades.
As mediações quase sempre se dão na Tóquio contemporânea – cidade que, por si só, já eleva a ideia de “realismo fantástico” a níveis inimagináveis. Nascido em Quioto, Murakami estudou na prestigiada Universidade de Waseda, em Tóquio, onde se formou em 1975.

 Durante a graduação, conheceu sua esposa Yoko. Juntos, abriram um bar de jazz chamado Peter Cat, em que trabalharam até 1982. Miles Davis, Charlie Parker e Stan Getz são nomes sempre presentes em suas entrevistas.
Foi aos 29 anos, em um momento lembrado como uma epifania durante um jogo de baseball, que Murakami decidiu ser escritor.


 Em uma descrição que lembra as experiências de seus personagens, onde o extraordinário arrebata o cotidiano, o autor recorda que saiu do estádio,

 comprou papel e caneta na famosa livraria Kinokuniya, no bairro de Shinjuku, e por meses dedicou seu tempo


 à escrita do primeiro livro, Hear the Wind Sing.

Haruki Murakami, um dos escritores contemporâneos mais populares. 3 vezes indicado ao Prêmio Nobel de Literatura.
Imagens google/ ilustração regina bittencourt/ www.harukimurakami.com

sábado, 30 de janeiro de 2016

O Tempo de Mário Quíntana

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

ANIMAÇÃO - HOMEM CAPITALISTA


Muito engraçado esse vídeo. Que bom que é só uma piada, mas é uma piada que não é tão "piada" assim. É uma crítica bem pensada. Oquê vai ser do mundo se não adequarmos o consumo à chamada "sustentabilidade"?

LAÇOS DE FAMÍLIA - Clarice Lispector

LAÇOS DE FAMÍLIA - (Clarice Lispector). A obra Laços de Família, lançada em 1960, constitui o ápice da carreira literária de Clarice Lispector, além de constar do cânone literário nacional como um dos melhores livros de contos da história da literatura brasileira. Suas treze narrativas enfocam particularmente o universo da vida em família na classe média do Rio de Janeiro.:
A obra Laços de Família, lançada em 1960, constitui o ápice da carreira literária de Clarice Lispector, além de constar do cânone literário nacional como um dos melhores livros de contos da história da literatura brasileira.

As personagens criadas pela autora são pessoas comuns, massacradas pela banalidade comum a existência, mas que buscam a libertação.

A personagem Ana é uma mulher casada, mãe de dois filhos, levava uma vida doméstica pacata e cuidava dos seus com muito zelo e amor. 

A sua paz desapareceu quando certa vez ao ir às compras deparou-se com um cego que teve os ovos que carregava quebrados devido à freada brusca do bonde.
 
Suas treze narrativas enfocam particularmente o universo da vida em família na classe média do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Memórias de Salinger - Trailer Oficial Legendado (2014) HD



A vida e a obra do icônico e recluso escritor J. D. Salinger, autor do clássico O Apanhador no Campo de Centeio, livro
 que influenciou toda uma geração de novos leitores. Resultado de uma meticulosa pesquisa de quase uma década, o documentário reúne um precioso material de arquivo, além de informações 
sobre trabalhos inéditos de Salinger e o nebuloso período que sucede a publicação de sua maior obra.
 O filme conta ainda com depoimentos de gigantes literários como Gore Vidal e Tom Wolfe, 
além de fãs do autor como Edward Norton e Danny DeVito. Seleção Oficial do Festival de Toronto 2013.

Dez fotos raras da Alemanha de 1900, antes de ser destruída pelas guerras via galileu.

Centro de Wernigerode (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
CENTRO DE WERNIGERODE (FOTO: TASCHEN VIA BOREDPANDA)
editora alemã Taschen, especializada em livros de arte ricamente ilustrados, lançou uma publicação com mais de 800 fotos incríveis da Alemanha antes das Grandes Guerras do século XX. A obra, chamada Germany Around 1900, reúne fotos coloridas com o processo de fotocromia, que permite que fotos em preto e branco fossem impressas em cores. Confira algumas das imagens mais bonitas do livro, selecionadas pelo Bored Panda
Palácio de Scherin (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
Castelo de Sigmaringen (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
Costa de Westerland (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
Castelo de Neuschwanstein, em Munique (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
À esquerda, o Castelo de Heinstein; à direita, uma guilda em Hildesheim (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
Ponte Bastei (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
Catedral de Berlim (Foto: TASCHEN via BoredPanda)
Cozinha típica alemã (Foto: TASCHEN via BoredPanda)


COZINHA TÍPICA ALEMÃ (FOTO: TASCHEN VIA BOREDPANDA)

Não andeis ansiosos ......


Por nada estéis afanosos, sino sean conocidas vuestras peticiones delante de Dios en toda oración y ruego, con acción de gracias. (Filipenses 4:6 RVR60):
Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas para ser apresentem seus pedidos a Deus em tudo, pela oração e súplica com ações de graças. (Filipenses 4: 6 RVR60)

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Assista A Namorada Perfeita - Comédia Romântica - Filmes Completos Dublados 2014 HD



A Namorada Perfeita acompanha Calvin (Dano), um jovem escritor com bloqueio criativo que encontra o amor na forma menos usual possível: criando Ruby, uma personagem que ele acredita que irá amá-lo. A garota ganhando vida sem nenhuma explicação.

A ridícula ideia de não voltar a ver-te da escritora Rosa Montero

A mim, escrever salva-me a vida. Como a maioria dos romancistas, comecei a escrever em criança, tinha cinco anos quando escrevi os meus primeiros contos. Sem isso eu não podia viver, então, todos os livros de alguma maneira salvam-me a vida. Este não me salva mais a vida do que os outros livros”, disse Rosa.
Quando Rosa Montero ler o dia maravilhoso que Marie Curie começou após a morte de seu marido, e está incluído no final deste livro, ele sentiu que a história desta mulher fascinante do seu tempo enfrentou encheu sua cabeça com idéias e emoções .
 
A ideia ridícula de não vê-lo novamente nascido de fogo do que palavras, esse turbilhão vertiginoso.
Em linha com o caminho extraordinário Curie, Rosa Montero constrói uma história a meio caminho entre a memória pessoal e memória de todos, entre a análise do nosso tempo e da evocação intimista.
 Estas são páginas que falam sobre superar a dor, as relações entre homens e mulheres, o esplendor do sexo, boa morte e vida bela, ciência e ignorância do poder salvador da literatura e a sabedoria daqueles que aprender a aproveitar a vida plenamente e com leveza.
Ao vivo, livre e original, este livro inclassificável inclui fotos, lembranças, amizades e histórias que transmitem o prazer primitivo de ouvir boas histórias. Um autêntico, emocionante e cúmplice texto que vai pegar você da primeira página
Rosa Montero nasceu em 3 de janeiro de 1951 em Madrid. Desde a infância, por causa da tuberculose era de cinco anos a 9 confinado em casa, ele se dedicou a ler e escrever. 
Ela estudou jornalismo e psicologia ao trabalhar com grupos de teatro independentes como mutuca e Canon. 
Ela publicou em vários meios de comunicação e desde 1976 ele trabalha exclusivamente para o jornal El Pais.
 Em 1978, ela ganhou o Prêmio Mundial de 1980 entrevistas e do Prêmio Nacional de Jornalismo para histórias e artigos literários.
Ela era romances editora-chefe do suplemento dominical do país até 1981. Publicou, contos e coleções de entrevistas e artigos.
Ela escreveu os roteiros para o Media Naranja que Televisão Espanhola emitidas em 1986.
Em 1997, ganhou o Prêmio Novel da mola para a filha Cannibal. 
Ela recolheu suas histórias dos últimos quinze anos e acrescentou mais alguns amantes e inimigos.
O instituto Laguna de Madrid, em 1999, concedeu-lhe o Prêmio Literário Primeira e Periodicístico Gabriel García Márquez por seu trabalho no país
.
Fonte: pesquisa internet /Imagens google