quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Alexander Solzhenitsyn "Os homens se esqueceram de Deus"
Foto Michael Estafiev/AFP
"Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça."
"Alexander Solzhenitsyn é um gênio literário cujo talento corresponde Dostoievski, Tolstoi e Turgenev."
Alexander Solzhenitsyn, o escritor dissidente soviético e ganhador do Prêmio Nobel que revelou o horror dos campos de trabalho brutal de Stalin para o mundo, morreu aos 89 anos de idade.
O autor cujos livros narra os horrores do sistema gulag soviético foi elogiado como um líder
google
moral e espiritual, bem como um dos maiores escritores do seu tempo. Suas contas inflexível de
tormento e sobrevivência em campos de trabalho escravo da União Soviética rebitada seus compatriotas, cuja história secreta ele expôs.
Seus escritos lhe rendeu 20 anos de exílio e renome internacional, tornando-o um dos dissidentes mais proeminentes da era soviética e um símbolo da resistência intelectual ao governo comunista.
Sua obra monumental do Arquipélago Gulag, escrito em sigilo na União Soviética e publicado
em Paris em três volumes entre 1973 e 1978, é a obra definitiva sobre campos de Stalin, onde dezenas de milhões de pessoas pereceram.
http://www.kirjasto.sci.fi/alesol.htm
Fanny e Alexander -Direção: Bergman (completo e legendado)
No Início do Século XX, Apos um alegre Natal na Família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em Diante Alexander, o menino, Passa a ver o fantasma do pai frequentemente. Tempos depois Emilie, sua mãe, casa-se com hum religioso extremamente Rígido e as Crianças São obrigadas a deixar a Casa da Avó paterna, Onde foram muito felizes,e passam a viver com a famíla do padrasto de hábitos severos, onde são tratados de como prisioneiros.
Noel Rosa pai do moderno samba urbano
Pai do moderno samba urbano, influenciou decisivamente Chico Buarque e tantos outros. Sua carreira meteórica, que acontecia entre aulas de medicina (largou no 3º ano), bares e bordéis, deslanchou a partir do sucesso de
"Com que Roupa?", em 1930. Como tantas canções que faria, era autobiográfica: por causa de sua saúde frágil, a mãe escondia suas roupas para que não saísse à noite.
A combinação de tuberculose e boemia foi demais para os pulmões fracos. Como os grandes
poetas românticos e míticos astros do rock, morreu com 26 anos. Mas suas canções ficaram, sempre presente.
fonte:rollingstone/http://pt.wikipedia.org/wiki/Noel_Rosa
Assinar:
Postagens (Atom)