A Abadia de Northanger é certamente menos famoso do que outros romances de Jane Austen como
Orgulho e Preconceito e
Razão e Sensibilidade. Mas não é menos divertido ou charmoso. Ele tem todas essas coisas boas Austen: vilões desprezíveis, bolas emocionantes e, é claro, um herói arrojado.
Para ser honesto, ele me levou mais tempo do que eu esperava para terminar este livro. Provavelmente porque o livro tenta criticar e zombar da literatura gótica, que estava em voga na época.
No entanto, Austen apresenta o paradoxo de bonito, delicado moças que apreciam histórias de horror de uma forma muito engraçada.
- Eu fiz uma lista de dez ou doze [novelas] do mesmo tipo para você.
- Mas todos eles são horríveis, tem certeza, todos eles são horríveis?
- Sim, muito certo; por um amigo meu, uma senhorita Andrews, uma garota doce, uma das criaturas mais doces do mundo, leu cada um deles.
Jane Austen foi uma proeminente escritora inglesa.
Tenho a sensação de que eu perca muito quando se trata de sátiras, porque eu não entender completamente o que está sendo criticado. Eu não estou familiarizado com a literatura gótica e muito menos com o hype em torno dela na época de Austen.
Em um diálogo entre Isabella e Catherine, o ex-diz ela preparou uma lista de romances góticos para eles para ler em conjunto:
A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade.
Imagens Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário