Yang Liping, proveniente da minoria étnica Bai em Dali, da província de Yunnan, cresceu com suas duas irmãs, irmão e sua mãe. Apesar do divórcio dos pais, ela desenvolveu uma atitude positiva perante a vida e a arte.
Embora Yang adorava dançar desde muito jovem, ela nunca foi oficialmente matriculada em uma escola de dança.
Em 1971 ela ingressou na Xishuangbanna Song and Dance Company.
Yang, a artista, que veio da profundeza das montanhas, por vezes tem sido apelidada "feiticeira" da dança. Em Taiwan e Sudeste da Ásia, também é conhecida como a "Deusa da Dança".
Estilo de Yang de dança, puro e suave, é resultado de sua figura única, de inteligência e inspiração artística nas paisagens naturais e culturas aborígenes.
Yang ganhou o Prêmio de Melhor Desempenho em 1979 em Yunnan, no papel principal do drama "Peacock Princess." Yang criou e executou "A Alma dos Pássaros" em 1986, que ajudou a estabelecer sua reputação e a adquirir vários prêmios.
Viajou para Cingapura, Filipinas, Estados Unidos, Canadá, Taiwan e Japão para se engajar em comunicação das artes.
Em maio de 2009, ela revelou uma dança e produção musical 'Yunnan som', no Instituto de ARTE DE Yunnan Teatro Experimental 's.
Agora com 58 anos, Yang é membro da minoria étnica Bai na província de Yunnan, no sudoeste da China, onde diz que seu corpo reagiu à natureza que encontrou em seus olhos e antes que ela soubesse que estava dançando.
fonte Ana Harff,imagens google
Nenhum comentário:
Postar um comentário