quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Notícia triste Incêndio atinge Cinemateca Brasileira, em São Paulo



foto Edilson Dantas / Agência O Globo
O galpão da Cinemateca Brasileira, na Zona Sul de São Paulo, foi atingido por um incêndio na madrugada desta quarta-feira. De acordo com um comunicado divulgado pela instituição, cerca de mil rolos de filme foram queimados – todos seriam de gravações anteriores à década de 1950.
foto Correiobrasil
 Todos estariam em domínio público, e a maior parte do material já havia sido duplicada em outros materiais ou suportes. Além disso, uma câmera teria sido danificada. O prejuízo total ainda não foi divulgado. A Cinemateca é vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Ainda segundo o comunicado, fogo teve início às 5h30min. Pouco depois das 6h, o fogo já tinha sido controlado e os 12 bombeiros que trabalharam na operação tentavam impedir novos focos. Não há registro de vítimas, e as causas serão investigadas. Esse é o quarto incêndio registrado na Cinemateca – os anteriores foram em 1957, 1969 e 1982.
A instituição informou ainda que "as áreas de acesso público da Cinemateca e todo o seu 

acervo não-fílmico, composto por aproximadamente 1 milhão de documentos e objetos, estão distantes do acervo de nitrato e não apresentam nenhum risco". 

 O atendimento ao público foi suspenso após o incêndio, mas deve ser normalizado ainda nesta semana.
Nota de esclarecimento:A Cinemateca Brasileira comunica que na madrugada desta quarta-feira (03), ocorreu um incêndio...Publicado por Cinemateca Brasileira em Quarta, 3 de fevereiro de 2016
A Cinemateca Brasileira tem um dos maiores acervos da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais.

 Possui também um amplo acervo documental formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.
Imagens Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário