"Quando as pessoas dizer-lhe quão jovem você olha, você está dizendo como você está velho." Cary Grant
(18 de janeiro de 1904 - 29 de novembro de 1986
Cary Grant se tornou um dos atores favoritos do público para a sua capacidade de empatia, cativante presença e talento atuando versátil em comédias, dramas, thrillers, suspense ou aventuras, seduzindo grandes diretores como Alfred Hitchcock, Howard Hawks e Stanley Donen .
Nome verdadeiro Archibald Alexander Leach, Cary nasceu em Bristol (Inglaterra) em 18 de janeiro de 1904, dentro de uma família muito humilde, que sofreu a dificuldade econômica, algo que condicionou a sua mesquinhez subsequente. Seus pais eram Marie Elsie Kingdon e Elias Leach.
Em 1913, sua mãe foi internada em um hospital psiquiátrico, um fato que afetou seriamente sua estabilidade emocional.
Para aplacar sua sentença o jovem Archie começou a frequentar o mundo do music hall, deixar a escola aos 14 anos para tentar a sua sorte no showbiz.
Em 1918 ele se juntou a trupe Bob Pender, no qual ele demonstrou suas dançarinas acrobáticas que mais tarde se lembraria em algumas seqüências de suas habilidades de títulos de filmes.
Quando o grupo chegou Pender em 1920 para os Estados Unidos, Archie decidiu ficar na América e tentar estrear no teatro da Broadway. Para atingir o seu objectivo tinha anteriormente para trabalhar em vários escritórios, incluindo a do homem anúncio.
Suas aparições nos musicais "Golden Dawn" ou "Nikki" Leach levou Hollywood, assinando um contrato com a Paramount em 1932. O produtor sugeriu que ele mudar de nome. Archie então adotou o apelido artístico de Cary Grant.
Na estréia na tela grande com o filme de Frank Tuttle "This Is the Night" (1932), o início de uma série de títulos com Cary em papéis de apoio, incluindo "The Blonde Venus" (1932), filme de Josef von Sternberg estrelado por Marlene Dietrich.
A pessoa responsável por promover a carreira de Cary Grant foi Mae West, que exigiu sua participação em filmes como "Lady Lou" (1933) Lowell Sherman ou "eu não sou nenhum anjo" (1933), um título que deu Wesley Ruggles.
No momento em que ele deixou a Paramount, Cary representar seu primeiro grande papel para modular muito de suas características de desempenho mais tarde. O filme foi "The Sylvia Scarlett" (1935), um delicioso filme de George Cukor co-estrelado por Katharine Hepburn.
A Grant discurso (que interpretou um personagem importante, mas secundário) não passou despercebida e seu rosto reapareceu em filmes de sucesso como "Idol of New York" (1937), um filme de Rowland V. Lee Edward Arnold protagonista, ou
"Topper" (1937), uma comédia dirigida por corte fantástico Norman Z. McLeod e co-estrelado por Constance Bennett.
Naquele mesmo ano, ele estrelou ao lado de Irene Dunne "The Awful Truth" (1937), uma comédia por Leo McCarey ganhou o Oscar de Melhor Filme.
Com o estrelato alcançado, nos últimos anos da década de 30 ele depararon obras esplêndidas como "Bringing Up Baby" (1939) Howard Hawks, "Live para desfrutar" (1939) Cukor, "Gunga Din" ( 1939) por George Stevens, "somente os anjos têm asas" (1939) Hawks ou "Duas mulheres e um amor" comédia romântica dirigida por John Cromwell e co-estrelado por Carole Lombard e Kay Francis.
Os anos 40 e 50 que confirmá-lo como um dos atores mais importantes de todos os tempos. "Lua Nova" (1940) Howard Hawks, "My Wife Favorita" (1940) Garson Kanin, "The Philadelphia Story" (1940) ou "Penny Serenade" (1941) por George Stevens estavam entre os melhores títulos início da nova década.
O salário foi acusado de "Philadelphia Story", um filme em que apareceu James Stewart e Katharine Hepburn, foi inteiramente doado para o exército britânico em combate na Segunda Guerra Mundial.
Por sua atuação em "Penny Serenade" seria nomeada pela primeira vez para um Oscar. A estatueta é a liderança de Gary Cooper em "Sargento York". Em 1941, ele produziu sua primeira colaboração com Alfred Hitchcock, um trabalho prejudicado por um final feliz imposta pelo produtor, "Suspicion" (1941), com Joan Fontaine.
Por Clifford Odets drama de "Lonely Heart" (1944), Cary Grant foi novamente nomeado para um Oscar, mas voltou a vencer o prêmio, esta queda de Bing Crosby em "Going My Way".
Enquanto os prêmios resistiu ele, a multidão derramado seus filmes, tornando-o um dos maiores atores de maior bilheteria do momento graças ao "Arsenic and Old Lace" (1944), uma obra-prima da comédia de humor negro dirigida por Frank Capra, "Night and Day "(1946), filme em que o ator Bristol tornou-se o compositor Cole Porter, ou" Notorious "(1946), título memorável que misturado Hitchcock intriga e romance com co-titularidade de Ingrid Bergman e Claude Rains .
Três comédias subvalorizadas e muito agradáveis, como "The Bachelor e os mais jovens" (1947), "A Mulher do Bispo" (1947) e "Blandings constrói o Dream House" (1948), foram o prelúdio de sua participação em uma série de títulos co-estrelou com ele Cary sua terceira esposa, a atriz Betsy Drake: "Olhando para o marido" (1948) Don Hartman e "Home Sweet Home" (1952) por Norman Taurog.
Além de sua associação com Betsy, Cary apareceu em filmes como "A noiva era ele" (1949) Howard Hawks, "Crisis" (1950), filme dirigido por um jovem Richard Brooks ou "as pessoas vão falar" (1951) um melodrama dirigido por Joseph L. Mankiewicz.
Grant era um recurso que, apesar de seu status de estrela nunca se opôs a trabalhar e ajudar jovens e inexperientes diretores como era naquele tempo o estreante Richard Brooks.
Com seu amigo Howard Hawks estrelas em seu mais recente trabalho em conjunto no grande comédia "Sinto-me rejuvenescer" (1952), filme em que eles apareceram Ginger Rogers e Marilyn Monroe.
Sua terceira colaboração com Hitchcock foi "Catch a Thief" (1955), co-estrelado por filme estimável com Grace Kelly.
Depois de intervir em filmes como "Orgulho e Paixão" (1957),
as filmagens no qual ele se apaixonou por Sophia Loren e "You and I" (1957) Leo McCarey Cary Grant criado Grandon, uma empresa de produção fundada em parceria com diretor Stanley Donen.
O primeiro filme da empresa era "Beije-os para mim" (1957), uma co-estrelando a comédia Jayne Mansfield.
Com Donen feito "Indiscreet" (1958), "Página em branco" (1960) e
"Charade" (1963).
Em sua última fase como ator no filme mais notável de seus filmes foi "The North by Northwest" (1959),
uma obra-prima dirigida por Alfred Hitchcock.
Seus outos títulos também não são insignificantes, incluindo a comédia guerra "Operation Pacific" (1959) Blake Edwards ou "Father Goose" (1964),
Ralph Nelson filme em que ela apareceu pela primeira vez em sua carreira com uma aparência desalinhado .
Depois de "Empresa de Three" (1966), filme dirigido por Charles Walters e co-estrelado por Samantha Eggar, Cary decidiu abandonar o cinema. Três anos depois, a Academia vai galardonaría um Oscar honorário por sua carreira extraordinária.
Cary Grant e Dyan canhão com o bebê Jennifer
Fonte da imagem: Noir e Chick Flicks
Além de sua ligação com Betsy Drake, que foi entre 1949 e 1962, Cary Grant tinha sido casado com a atriz Virginia Cherrill (1934-1935),
o multimilionário Barbara Hutton (1.942-1.945, a atriz loira Dyan Cannon (1965-1968 ), com quem teve uma filha Jennifer em 1966 e Barbara Harris, com quem se casou em 1981.
Além de seus casos heterossexuais, Cary Grant sempre o perseguia os rumores de sua bissexualidade, negou categoricamente pelo ator, especialmente Por causa de sua estreita relação com o ator Randolph Scott, com quem compartilhou a habitação em seus primórdios, em Hollywood.
Cary morreu em 29 de Novembro de 1986, em Davenport, Iowa. Ele tinha 82 anos. (Fonte: alohacriticon.l)imagnes google
Nenhum comentário:
Postar um comentário