O MoMA, Museu de Arte Moderna fundado em 1929, que fica localizado em Nova York, vai recebe a segunda exposição sobre moda de toda sua história. "Are Clothes Modern?" foi a primeira mostra
sobre o mundo fashion a ocupar o espaço, em 1944.
Mais de 70 anos depois, a exibição "Items:
Is Fashion Modern?" inicia primeiro dia de outubro.
Camisetas "God Save The Queen", de Vivienne Westwood, farão pate da exposição.
Justificando porque o Museu deixou de lado a moda por tantos anos, a curadora do
Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, Paola Antonelli, explicou que o universo
fashion sempre foi visto pela instituição como uma forma de design, sendo uma forma de expressão pessoal e criativa que pode ser vista através de múltiplos ângulos de estudo.
Através de 111 itens, que vão desde o vestuário até calçados e acessórios, a exibição explora o presente, o passado e o futuro da moda. Todas as peças destacadas fizeram história entre o século 20 e 21 e mantêm a sua relevância até hoje, como as clássicas T-shirts brancas e os coturnos, símbolos da rebeldia.
Movida pelo significado dos modelos exibidos e não pelos designers que a criam, a mostra
reforça a relação histórica que existe entre a moda e a funcionalidade, as etiquetas culturais, estéticas, identidade e, até mesmo, questões que parecem mais distantes, como política, economia e tecnologia.
Todos os mais de cem itens serão divididos entre algumas categorias, sendo elas: A mudança do
corpo e da silhueta; a busca por novas tecnologias; ideias de rebelião, emancipação e modéstia; mensagens através das roupas; atletismo e moda; uniformes do dia a dia; e, por fim, o poder.
A exposição estará aberta para visitações até o dia 28 de janeiro de 2018.
Imagens: Divulgação, google
fonte UseFASHION, MOMA